A Mattel está a enfrentar uma situação embaraçosa após um erro de impressão nas embalagens da linha de bonecas Wicked, que pretendiam promover o filme inspirado no famoso musical da Broadway. Em vez de redirecionar os consumidores para o site oficial do filme, WickedMovie.com, as caixas das bonecas apresentam um link incorreto que leva a um site de conteúdo adulto, criando uma situação inesperada e nada apropriada para o público-alvo das bonecas.
A linha de bonecas, inspirada nos personagens Elphaba e Glinda, interpretados por Cynthia Erivo e Ariana Grande no filme, começou a circular recentemente nos EUA, e rapidamente os consumidores notaram o erro. Nas redes sociais, os pais e colecionadores expressaram preocupações e partilharam imagens do erro, com algumas lojas como a Target e vendedores no eBay a indicar a falha nos seus produtos. A Mattel emitiu um pedido de desculpas, explicando que o erro ocorreu devido a um erro tipográfico na embalagem e recomendando aos consumidores que eliminem a embalagem ou ocultem o link.
O filme Wicked, realizado por Jon M. Chu, explora a amizade entre a Bruxa Má do Oeste e Glinda, antes dos eventos retratados em O Feiticeiro de Oz, e tem estreia marcada para 22 de novembro. A situação tornou-se viral nas redes sociais, com muitos a brincarem sobre a necessidade de uma revisão cuidadosa na Mattel, e outros a apontarem para o impacto potencial junto de jovens consumidores que poderiam, inadvertidamente, aceder ao conteúdo inadequado.
O mais recente filme da Sony, Venom: A Última Dança, continua a dominar as bilheteiras tanto na América do Norte quanto no mercado internacional, provando o apelo duradouro do anti-herói interpretado por Tom Hardy. Durante um fim de semana marcado por poucas estreias de grande porte, Venom 3 arrecadou 16,2 milhões de dólares (cerca de 15,16 milhões de euros) nos Estados Unidos, mantendo-se no topo das preferências dos espectadores. Até ao momento, o filme já angariou 114,8 milhões de dólares nos EUA e cerca de 279 milhões internacionalmente, elevando o total para 394 milhões de dólares em apenas três semanas, incluindo um impressionante contributo de 82,8 milhões da China.
Este sucesso é especialmente notável, considerando que o filme foi lançado num período estratégico, evitando a concorrência com grandes estreias devido ao clima tenso das eleições presidenciais nos EUA. Com um orçamento de produção de 120 milhões de dólares (excluindo os custos de marketing), Venom: A Última Dança já cobriu os seus custos e está a gerar um retorno significativo, demonstrando a força da franquia e a popularidade da interpretação de Tom Hardy como o simbionte anti-herói.
Sucessos Secundários e Destaques no Top 5
Enquanto Venom 3 domina o topo, outras produções têm igualmente captado a atenção do público. Em segundo lugar, a comédia dramática The Best Christmas Pageant Ever surpreendeu ao arrecadar 11,1 milhões de dólares. Com um orçamento modesto de 10 milhões, o filme protagonizado por Judy Greer e Pete Holmes tem sido recebido calorosamente. A narrativa segue uma mãe que se vê envolvida no concurso de Natal da sua pequena cidade, lidando com os rebeldes Herdman, um grupo de crianças conhecidas pela sua fama de “piores crianças da história”.
Já o novo thriller de terror da A24, Herege, estreou em terceiro lugar com 11 milhões de dólares. O filme, protagonizado por Hugh Grant, traz uma faceta surpreendente do ator e conta a história de duas missionárias que se encontram numa situação de terror enquanto tentam converter um inglês recluso. Com estreia em Portugal prevista para 21 de novembro, Herege recebeu elogios da crítica e promete conquistar os fãs do género de terror.
A animação Robot Selvagem, que explora a história de um robô preso numa ilha onde aprende a conviver com os animais da floresta, manteve-se no quarto lugar pela sétima semana consecutiva, com uma bilheteira de 6,7 milhões na América do Norte. Com um acumulado global de 292 milhões de dólares, é atualmente uma das animações originais mais bem-sucedidas do período pós-pandemia, e uma sequela já está em desenvolvimento.
Em quinto lugar, Sorri 2, a mais recente sequência da franquia de terror, conseguiu 5 milhões de dólares. Embora este novo filme da saga não deva atingir o sucesso comercial do primeiro, que arrecadou 217,4 milhões, a sua bilheteira global de 124 milhões confirma a popularidade do género junto dos espectadores.
O Apelo de Venom e o Futuro da Franquia
Venom: A Última Dança reafirma o sucesso da personagem no cinema, trazendo um equilíbrio entre ação, humor e uma abordagem visualmente impactante que continua a cativar audiências em todo o mundo. A liderança contínua do filme nas bilheteiras sublinha o poder das histórias de anti-heróis na cultura popular e a habilidade de Tom Hardy em tornar o personagem inesquecível.
Os fãs de Ice Age podem celebrar, pois foi confirmado que a adorada franquia de animação regressará com um novo filme, Ice Age 6. O anúncio foi feito durante o evento D23 no Brasil, onde os atores Ray Romano, Queen Latifah e John Leguizamo – vozes icónicas de Manny, Ellie e Sid, respetivamente – participaram num vídeo especial que foi depois partilhado nas redes sociais da Disney. O filme está atualmente em produção e marca o primeiro lançamento nos cinemas da série desde a aquisição dos direitos pela Disney em 2019.
No vídeo de anúncio, Ray Romano é visto a tremer de frio, coberto por uma manta, enquanto diz: “Ray Romano aqui com grandes notícias! Está frio aqui… O ar condicionado quebrou?” A brincadeira é interrompida quando Queen Latifah liga para ele e lhe pergunta se está pronto para dar a “grande novidade”, revelando que Ice Age 6 está em preparação. O vídeo termina com Leguizamo a declarar entusiasmado: “O grupo está de volta, pessoal! Preciso ligar a todos que conheço.”
Desde o primeiro filme, lançado em 2002, Ice Age tem cativado audiências de todas as idades com histórias que misturam humor, aventura e uma mensagem de amizade e resiliência. Além dos personagens principais, a franquia conta com figuras icónicas como o azarado esquilo Scrat e Diego, o tigre dente-de-sabre. Ice Age 6 será o primeiro filme da série a estrear nos cinemas sob a supervisão da Disney, o que promete trazer novas possibilidades para a expansão deste universo pré-histórico.
Embora ainda não exista uma data oficial de lançamento, as expectativas são elevadas. A série, que inclui cinco filmes e várias produções derivadas, como The Ice Age Adventures of Buck Wild e a série Ice Age: Scrat Tales no Disney+, mantém uma legião de fãs fiel que acompanha as aventuras destes animais desde o início. Com a promessa de uma nova história, Ice Age 6 vem renovar o espírito de aventura e diversão que sempre caracterizou a franquia.
A produção de Ice Age 6 é um sinal de que a Disney continua comprometida em expandir o legado deste universo animado, trazendo de volta a magia e a nostalgia para uma nova geração de espectadores. Fãs antigos e novos podem esperar mais uma épica jornada na pré-história, repleta de humor e situações imprevisíveis.
Os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) estão em contagem decrescente para a estreia de Captain America: Brave New World, com Anthony Mackie a assumir o papel de Sam Wilson, o novo Capitão América. No trailer recentemente apresentado no evento D23 Brasil, Mackie surge ao lado de Danny Ramirez, que interpreta Joaquin Torres, o novo Falcon. O filme promete ação intensa e reviravoltas, especialmente quando Mackie enfrenta o Red Hulk, uma versão monstruosa do personagem Thaddeus “Thunderbolt” Ross, agora Presidente dos Estados Unidos, interpretado por Harrison Ford.
A narrativa de Captain America: Brave New World explora a complexa relação entre Wilson e Ross. Após ser eleito presidente, Ross tenta recrutar o Capitão América para uma posição oficial no governo. Contudo, Wilson encontra-se perante uma decisão difícil quando descobre um plano global perigoso e decide agir independentemente. No trailer, a tensão entre os dois é evidente, com Ross a lembrar-lhe que “não és o Steve Rogers”, ao que Wilson responde de forma convicta: “Tens razão. Não sou.”
O elenco de Brave New World inclui também Carl Lumbly como Isaiah Bradley, Shira Haas como a super-heroína israelita Sabra, e Liv Tyler no papel de Betty Ross, entre outros nomes notáveis como Tim Blake Nelson, que interpreta o vilão The Leader. A introdução de novos heróis e vilões promete trazer uma perspetiva renovada ao legado de Capitão América, continuando o enredo da série The Falcon and the Winter Soldier, onde Wilson finalmente aceitou o escudo deixado por Steve Rogers.
Para Anthony Mackie, este filme representa uma nova fase na sua carreira e no MCU, onde assume o manto de Capitão América com uma abordagem própria, sem tentar imitar o icónico Rogers. O realizador Julius Onah, conhecido por criar personagens complexos e tramas intensas, está encarregado de dirigir o filme, que está previsto estrear nas salas de cinema a 14 de fevereiro de 2025.
Com uma combinação de ação, intriga política e um novo confronto com um dos vilões mais aguardados do MCU, Captain America: Brave New World promete ser um capítulo memorável na saga dos super-heróis e uma reflexão sobre o que significa realmente ser o Capitão América nos dias de hoje.
O programa Saturday Night Live (SNL) voltou a captar a atenção dos espectadores com uma paródia hilariante de Donald Trump e Elon Musk, transmitida na estreia da 50ª temporada. Em tom sarcástico, o elenco de SNL abriu o episódio com uma “homenagem” a Trump, onde cada membro fingia apoiar o ex-presidente de forma exagerada e cómica. Enquanto os comediantes abordavam de forma leve e irónica temas da política americana, Dana Carvey surpreendeu ao estrear uma imitação de Elon Musk, acrescentando uma nova camada de humor ao sketch.
O segmento inicial começou com os atores a refletirem “sombramente” sobre a vitória política de Trump, referindo que, agora, “graças ao Supremo Tribunal, já não há guardrails” — um toque subtil sobre a perceção de ausência de limites e controle na política atual. Num tom de falsa devoção, Kenan Thompson declarou com seriedade que o programa sempre esteve ao lado de Trump, e que “nunca vacilou no apoio” ao ex-presidente. O sarcasmo atingiu o auge quando outros membros do elenco reforçaram este ponto, com declarações como “Cada pessoa neste palco acreditou em ti, Trump” e “Todos aqui votaram em ti!”.
A paródia elevou-se ainda mais quando Carvey surgiu a interpretar Elon Musk, assumindo a postura excêntrica e ligeiramente perturbadora que Musk é conhecido por ter nas redes sociais. Vestido de preto, a imitar o estilo característico de Musk, Carvey representou o empresário com uma dança desajeitada, afirmando num exagerado sotaque sul-africano: “América será como um dos meus foguetões: super fixe e super divertido, mas com uma pequena hipótese de explodir e matar toda a gente, haha!”
A imitação de Musk e a representação de Trump como figuras satíricas refletem a capacidade de SNL de lidar com temas sérios e polémicos, usando o humor para criticar a cultura de celebridades e a política americana. A temporada 50 de SNLjá começou a estabelecer um elenco de estrelas para as eleições de 2024, preparando-se para abordar os próximos desenvolvimentos políticos com o seu estilo icónico de comédia e sátira.
Aos 95 anos, June Squibb continua a conquistar Hollywood com papéis que desafiam a sua idade e surpreendem o público. No seu mais recente filme, Thelma, Squibb interpreta uma avó aparentemente doce que, contra todas as expectativas, se revela mais dura e implacável do que qualquer um imaginaria. Thelma, inspirado na avó do argumentista e realizador Josh Margolin, estreou no Sundance Film Festival deste ano e desde então tem encantado audiências e críticos. Se a atriz conseguir uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz pelo papel, será a mais velha a receber uma nomeação, solidificando o seu estatuto como uma lenda viva do cinema.
Com um toque de humor, Squibb tem promovido Thelma de forma irreverente, publicando vídeos em que brinca com a sua personagem e desafia figuras como Ryan Reynolds e Austin Butler para “combates”, afirmando que lhes daria “uma lição” se tentassem enfrentar a sua personagem. Quando questionada se os desafiados responderam, a atriz ri-se, revelando que, embora não tenha recebido respostas diretas, os vídeos suscitaram muitas risadas e entusiasmo entre os fãs.
A carreira de Squibb tem sido um percurso singular e inspirador. Depois de décadas no teatro, estreou-se no cinema aos 61 anos, com o filme Alice de Woody Allen, e alcançou o seu primeiro grande reconhecimento com uma nomeação ao Óscar pelo papel em Nebraska (2013), onde interpretou a mãe sem filtros do protagonista. Ironia das ironias, Squibb quase não foi considerada para o papel devido à perceção de que era demasiado “meiga” para uma personagem tão irreverente. Segundo a própria atriz, o realizador Alexander Payne relutava em vê-la como a “matriarca de língua afiada” em Nebraska, pois associava-a ao papel de esposa doce que tinha interpretado em About Schmidt.
Para Squibb, o seu estilo direto e ousado sempre foi um trunfo. Recorda com orgulho os tempos de teatro, onde a apelidaram de “A Boca Mais Suja da Broadway”, um título que a atriz considera ainda hoje “um elogio divertido e verdadeiro.” O reconhecimento e o carinho do público têm acompanhado Squibb nos seus papéis posteriores, como em Hubie Halloween (2020), ao lado de Adam Sandler, onde interpretou uma avó com camisolas provocadoras e diálogos mordazes. Squibb fala com admiração de Sandler, destacando-o como um líder no set, sempre atento e com um talento especial para criar um ambiente familiar entre a equipa.
Atualmente, Squibb continua a diversificar a sua filmografia com papéis desafiantes. Recentemente, participou no filme Lost & Found in Cleveland ao lado de Martin Sheen e Dennis Haysbert, e será a protagonista de Eleanor the Great, a primeira longa-metragem de Scarlett Johansson como realizadora. No filme, interpreta uma mulher que vive com o peso de uma mentira complexa, num papel que, segundo Squibb, é “especial e comovente”. Com projetos em curso e um entusiasmo inesgotável pela arte de representar, Squibb prova que, mesmo na casa dos 90, ainda há espaço para surpreender e desafiar o público.
Para muitos, June Squibb é mais do que uma atriz; é um exemplo de resiliência e paixão pela arte. Em cada papel, leva um toque de humor e profundidade que conquistam audiências e fazem de cada uma das suas personagens uma figura inesquecível. A sua carreira tardia no cinema continua a inspirar tanto jovens talentos quanto veteranos, mostrando que o talento não tem limite de idade.
O novo filme Heretic, dos realizadores Scott Beck e Bryan Woods, vai além da narrativa tradicional ao incluir uma mensagem especial nos créditos finais: “Não foi utilizada Inteligência Artificial generativa na produção deste filme.” Este gesto, uma advertência invulgar no cinema, foi cuidadosamente planeado para gerar uma reflexão sobre os perigos da IA na indústria do entretenimento e os possíveis impactos dessa tecnologia na criatividade humana.
Heretic, lançado pela A24, aborda a história de dois missionários mórmons (interpretados por Sophie Thatcher e Chloe East) que ficam presos na casa de um homem misterioso (Hugh Grant). A trama é mais do que uma simples ficção; Beck e Woods viram nesta obra uma oportunidade para abrir uma discussão crítica sobre o papel da IA generativa, uma tecnologia que pode criar conteúdos, desde imagens e vídeos até textos, com base em modelos computacionais avançados.
Scott Beck comenta que, embora Heretic não suscite dúvidas quanto ao uso de IA, a escolha de incluir esta mensagem nos créditos finais foi uma forma de alertar o público. “Acreditamos que as pessoas devem começar a refletir sobre o impacto da IA, especialmente na criação artística,” afirmou. A tecnologia de IA generativa, que já foi usada em produções de grande escala como Furiosa e Alien: Romulus, pode modificar praticamente qualquer aspeto da pós-produção, ao ponto de gerar vídeos completos sem intervenção humana. Para Beck, este avanço representa uma ameaça à autenticidade do cinema, sendo “quase um roubo” do processo criativo humano.
Bryan Woods não hesita em expressar as suas preocupações, afirmando que a IA tem potencial para substituir empregos de forma massiva, e que o setor das artes pode ser um dos mais atingidos. “Estamos numa indústria que, por natureza, é motivada pelo lucro, e as decisões são frequentemente tomadas em prol dos resultados financeiros e não do processo criativo,” refere Woods, sublinhando que o problema é agravado pelo facto de a IA poder facilmente preencher lacunas criativas com base em algoritmos, tornando-se uma alternativa mais barata para estúdios.
Os realizadores destacam o papel fundamental da A24, que apoiou a decisão de incluir esta mensagem, respeitando a sua visão artística e as preocupações éticas envolvidas. Segundo Beck, a A24 é um estúdio que valoriza a individualidade artística, o que facilitou a integração desta mensagem. “A A24 é um espaço onde sentimos que trabalhamos com pessoas, não com algoritmos,” acrescenta.
O uso crescente de IA em Hollywood levanta questões profundas sobre o futuro da arte cinematográfica e dos próprios artistas. A parceria recente entre estúdios como a Blumhouse e a Meta, para explorar ferramentas de IA na produção, e a criação de um grupo de supervisão da IA pela Disney, são exemplos de como a tecnologia está a integrar-se rapidamente no setor. No entanto, realizadores como Beck e Woods acreditam que há necessidade de um debate sério antes de se permitir que a IA interfira profundamente na produção cinematográfica.
Para Woods, embora a tecnologia de IA seja uma realização impressionante, há riscos consideráveis envolvidos. Ele cita um estudo da Goldman Sachs, segundo o qual a IA poderia substituir até 300 milhões de empregos a tempo inteiro globalmente. A sua conclusão é, ao mesmo tempo, divertida e alarmante: “A IA é incrível e pode fazer coisas bonitas, mas talvez devêssemos enterrá-la debaixo de ogivas nucleares – pode muito bem destruir-nos.”
Heretic não é apenas um filme que explora o conflito entre fé e humanidade, mas também um marco para os realizadores que desafiam Hollywood a refletir sobre o papel da tecnologia e a necessidade de manter o fator humano no processo criativo.
No que se tornou um dos julgamentos mais controversos de Hollywood, o caso de Alec Baldwin sobre a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme Rust deu uma nova reviravolta graças ao depoimento de Troy Teske. Este “bom samaritano”, um ex-polícia de Bullhead City, Arizona, surgiu inesperadamente como uma peça-chave no julgamento ao fornecer provas que viriam a influenciar diretamente a decisão do juiz. Teske, que entrou em cena ao entregar um conjunto de balas que possuía, viu o caso “explodir” ao ponto de gerar reações que descreve como “hilariantes” de acompanhar.
Baldwin, que enfrentava acusações de homicídio negligente, foi acusado de disparar acidentalmente a arma que matou Hutchins. Em julho, no tribunal, a juíza Mary Marlowe Sommer analisou as balas entregues por Teske, descobrindo que três delas correspondiam exatamente às balas reais encontradas no set de Rust, incluindo a que causou a morte de Hutchins. A revelação foi suficiente para que o caso contra Baldwin fosse arquivado, com a juíza argumentando que o ator tinha sido privado de um julgamento justo.
O papel de Teske, no entanto, levanta novas questões sobre a origem das balas reais no set. A presença destas balas sustentava a teoria de que poderiam ter sido fornecidas por Seth Kenney, o responsável pelo fornecimento de armas e munições para o filme. Kenney, no entanto, sempre negou envolvimento, e tanto os investigadores quanto a acusação apontaram para Hannah Gutierrez Reed, a armeira de Rust, que cumpre uma sentença de 18 meses pela sua participação no incidente.
Teske, amigo de longa data do pai de Gutierrez Reed, contou que guardava as balas deixadas por Thell Reed, também um armeiro respeitado em Hollywood, após um treino com armas no rancho de Taylor Sheridan, usado para preparar os atores para a série 1883. Supostamente, parte das balas remanescentes teria sido levada para o set de Rust. Contudo, investigações subsequentes refutaram esta teoria, pois as munições encontradas com Kenney não correspondiam às de Rust.
Durante o julgamento de Baldwin, Teske percebeu que algumas das balas que ainda tinha poderiam ser cruciais para o caso. Ao entregar o material, Teske diz que foi ignorado e que a prova foi registada sob um novo número de processo, o que a tornou inacessível para a defesa de Baldwin. Quando a questão finalmente foi levantada em tribunal, a juíza Marlowe Sommer pediu para examinar as balas, e foi então que se descobriu a correspondência.
Este desenrolar surpreendente do caso levou Teske a expressar descontentamento pelo facto de Baldwin ter sido libertado, enquanto Gutierrez Reed cumpre pena, mesmo quando surgiram provas ocultas durante o seu julgamento. “Ela está a tentar sobreviver na prisão,” comenta Teske, revelando que a vida para Gutierrez Reed é difícil, com conflitos constantes devido à sua fama no caso de Rust.
A questão de como as balas reais acabaram no set permanece sem uma resposta definitiva. O testemunho de Teske adiciona uma camada de complexidade, mas também sublinha a incerteza e as falhas no sistema de justiça. Para Teske, o caso já não é uma prioridade. “Estou cansado disso – já chega,” conclui, sugerindo que a busca por respostas pode nunca encontrar uma resolução clara.
Quando Idiocracy, realizado por Mike Judge, estreou em 2006, poucos poderiam prever que se tornaria num dos filmes de culto mais falados da última década. Dax Shepard, que integra o elenco principal, recorda a experiência com uma mistura de surpresa e nostalgia, especialmente devido ao lançamento atribulado do filme e à sua receção inicial modesta. Com um enredo que descreve uma sociedade distópica onde a população se tornou incrivelmente ignorante e o mundo é governado pela cultura de massas e pelo consumismo desenfreado, Idiocracy conquistou um público fiel e ganhou relevância como uma sátira presciente da cultura contemporânea.
O filme segue Joe Bauers (interpretado por Luke Wilson), um homem comum e mediano que, devido a um programa de hibernação militar falhado, acorda 500 anos no futuro. O que encontra é um mundo onde o conhecimento e a inteligência desapareceram quase por completo, substituídos pela superficialidade, pelo entretenimento vazio e pela predominância de marcas comerciais em todos os aspetos da vida. No meio deste caos, Bauers é considerado o “homem mais inteligente do planeta” e tenta desesperadamente sobreviver num ambiente onde a lógica e a razão perderam todo o significado.
O Lançamento Discreto e as Dificuldades Iniciais
Idiocracy foi lançado de forma limitada, numa estratégia que, segundo Dax Shepard, acabou por condenar o filme a um início tímido nas bilheteiras. “Foi tudo muito estranho,” lembra Shepard. “O filme mal foi promovido, e mesmo nas poucas salas onde estreou, apareceu listado apenas como ‘Untitled Mike Judge Comedy’ em algumas plataformas de bilhetes, o que dificultou ainda mais que as pessoas soubessem onde e quando estava em exibição.”
A decisão do estúdio de lançar Idiocracy desta forma surpreendeu os fãs de Judge e os próprios envolvidos no projeto. Rumores indicam que o conteúdo do filme, que faz uma crítica acentuada ao consumismo e ao domínio das marcas na cultura moderna, foi mal-recebido por alguns patrocinadores e empresas reais mencionadas de forma satírica, como a Starbucks, cuja representação no filme era inusitadamente cómica e subversiva. A paródia de Judge, que incluía “produtos de marca” absurdos e empresas fictícias que prestam serviços inusitados, não agradou a todos. Como resultado, o estúdio terá preferido lançar o filme de forma silenciosa para evitar controvérsias.
Um Filme que Se Tornou Relevante Com o Tempo
Apesar do lançamento discreto, Idiocracy começou a ganhar seguidores através do boca-a-boca e do crescimento das redes sociais, onde as referências ao filme e à sua visão do futuro tornaram-se mais frequentes. Os fãs rapidamente reconheceram o filme como uma sátira mordaz e pertinente à cultura de massas e à crescente “dumbing down” da sociedade. O retrato de uma população dominada pela publicidade agressiva e pelo entretenimento superficial ecoou profundamente em audiências que viam nas previsões de Judge algo desconfortavelmente próximo da realidade.
Shepard considera que o filme se tornou relevante exatamente pelo modo quase acidental com que foi lançado. “Se o estúdio tivesse lançado Idiocracy em larga escala, talvez o público não o tivesse apreciado da mesma forma,” reflete. O facto de ter sido distribuído de forma limitada acabou por contribuir para o seu estatuto de “underdog” e, mais tarde, para a sua popularidade crescente entre aqueles que procuravam algo mais do que uma comédia típica de Hollywood.
A Ressonância Cultural e a Atualidade de “Idiocracy”
A trajetória de Idiocracy desde o lançamento até ao seu estatuto de culto é um exemplo perfeito de como certos filmes ganham relevância com o tempo. Numa altura em que a cultura do entretenimento está mais forte do que nunca, muitos espectadores veem nas previsões de Judge um alerta. Em 2018, Dax Shepard comentou que o filme parecia prever tendências culturais e sociais, num mundo onde as redes sociais e a televisão transformaram o consumo de informação e entretenimento numa corrida pela atenção, muitas vezes em detrimento da qualidade e da substância.
A sátira sobre a “dumbificação” da sociedade, num mundo onde a ciência e o conhecimento são frequentemente ignorados ou ridicularizados, faz com que Idiocracy seja visto não apenas como um filme de comédia, mas como uma crítica séria ao rumo da sociedade. Esta ressonância com a realidade atual trouxe uma nova onda de popularidade ao filme, com Shepard a considerar que a sua relevância não faz mais do que crescer. “Na época, era uma comédia de ficção científica absurda; hoje, parece uma previsão,” reflete o ator.
O Legado de “Idiocracy”
Hoje, Idiocracy é mais do que um simples filme de culto; é uma sátira cultural que levantou questões sobre o impacto do consumismo, da publicidade excessiva e da falta de investimento na educação e na inteligência crítica. Mike Judge provou ter um olhar aguçado para as dinâmicas da sociedade moderna e os potenciais riscos da alienação cultural. Para Shepard e os restantes fãs do filme, Idiocracy é um lembrete de que, mesmo numa época de avanços tecnológicos, o progresso real da sociedade depende de um compromisso com a educação, o pensamento crítico e a diversidade de ideias.
No final, o filme representa uma história quase irónica: uma comédia ignorada pelo seu próprio estúdio que encontrou uma audiência crescente e apaixonada, tornando-se um exemplo de como o cinema pode refletir as ansiedades e os desafios da sociedade, especialmente num mundo onde o entretenimento rápido e os estímulos constantes ameaçam eclipsar o valor da verdadeira inteligência e profundidade.
Eddie Redmayne surpreende mais uma vez ao transformar-se completamente para interpretar o papel de assassino contratado na série The Day of the Jackal, que estreou recentemente no Sky Atlantic. Conhecido pelos papéis dramáticos e intensos, Redmayne assume agora o desafio de encarnar uma personagem fria e calculista, num desempenho que tem sido amplamente elogiado pela crítica.
A série, uma adaptação moderna do romance de Frederick Forsyth, leva os espectadores a uma narrativa de suspense, onde Redmayne interpreta um assassino profissional com uma precisão clínica e uma frieza implacável. A sua personagem, conhecida apenas como o “Chacal”, é um mestre do disfarce e da estratégia, capaz de escapar das situações mais difíceis com uma facilidade que chega a ser inquietante. Esta é uma versão reinventada do personagem, que difere bastante da interpretação clássica da adaptação cinematográfica de 1973.
O papel exigiu de Redmayne uma abordagem minimalista, onde cada gesto e olhar são calculados para transmitir a intensidade sem necessidade de grandes falas ou expressões exageradas. Esta opção foi elogiada, pois dá uma nova camada de profundidade ao assassino, destacando uma capacidade de controlo e contenção emocional que torna o personagem ainda mais intrigante.
Mas não é apenas Redmayne que brilha na série; a atriz Lashana Lynch, que interpreta Bianca, uma agente do MI6 que persegue o Chacal, oferece uma interpretação igualmente poderosa. A dinâmica entre os dois personagens é um dos pontos altos da série, criando uma tensão palpável que prende os espectadores do início ao fim. Ainda que os personagens não se cruzem diretamente nos primeiros episódios, a sua ligação é forte e cria uma antecipação crescente para o momento em que finalmente se encontrarão.
The Day of the Jackal reinventa um clássico do cinema e da literatura de suspense, mostrando que, nas mãos certas, uma história antiga pode ganhar novas camadas e prender uma nova geração de espectadores. Redmayne demonstra mais uma vez a sua versatilidade e dedicação ao ofício, solidificando o seu lugar entre os grandes talentos do cinema contemporâneo.
A 30.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português realiza-se entre 16 e 23 de novembro em Coimbra e promete uma maratona cinematográfica com cerca de 65 horas dedicadas ao cinema nacional. Com um programa vasto e completo, o festival apresenta filmes de realizadores como Miguel Gomes, João Salaviza, Rita Nunes e Margarida Cardoso, destacando-se como um evento essencial para a promoção e valorização da produção cinematográfica em Portugal.
A programação inclui obras como Grand Tour, de Miguel Gomes, que abrirá o festival, A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, O Melhor dos Mundos, de Rita Nunes, Banzo, de Margarida Cardoso, entre outras. Esta seleção de filmes será exibida no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), com sessões adicionais em locais emblemáticos de Coimbra, como a Casa do Cinema e o Teatro da Cerca de São Bernardo, estendendo ainda algumas sessões para as escolas em Penacova e Mealhada, e reposições em Coruche e Figueira da Foz.
Além da competição principal, o festival Caminhos dedica espaço a filmes produzidos em contexto académico, obras internacionais e uma seleção especial intitulada “Turno da Noite”, onde se exploram géneros como o terror, o erotismo e o gore, na Casa do Cinema de Coimbra. Este conjunto de sessões é pensado para um público jovem e diversificado, que aprecia diferentes linguagens e experimentações visuais.
Para marcar esta edição, será entregue o Prémio Ethos, atribuído a cada cinco anos a figuras que influenciaram o cinema português, e que desta vez homenageia Luís Miguel Cintra, cuja contribuição para a sétima arte será celebrada com um ciclo especial dedicado ao seu trabalho como ator e encenador. A entrega de prémios aos filmes em competição está agendada para 23 de novembro, encerrando uma semana repleta de talento e criatividade nacional.
O festival Caminhos é um dos principais eventos culturais do país e continua a destacar-se pela persistência de quem o organiza, ano após ano, refletindo o esforço contínuo em manter a chama do cinema português acesa e em crescimento.
Foi lançado o aguardado trailer de Oh, Canada, o novo filme do realizador Paul Schrader, que junta no ecrã Jacob Elordi e Richard Gere, revivendo uma dupla inesperada e cativante que marca um novo capítulo no cinema. Quarenta e quatro anos após American Gigolo, Schrader decide revisitar o carisma de Gere, desta vez com uma abordagem inovadora: Elordi interpreta a versão mais jovem da personagem de Gere, trazendo uma intensidade e magnetismo que já conquistaram os primeiros críticos.
Paul Schrader, conhecido por filmes que desafiam convenções, revelou que bastou um teste rápido por Zoom para se convencer do talento e carisma de Jacob Elordi, um ator que ganhou notoriedade com a série Euphoria e mais recentemente com os filmes Priscilla e Saltburn. O realizador elogiou a forma como Elordi consegue capturar a essência da personagem, comparando-o ao jovem Gere, cujas interpretações marcantes definiram o cinema de uma época.
O enredo de Oh, Canada centra-se num realizador de documentários (interpretado por Gere e Elordi em diferentes fases da vida) que, consciente do seu tempo a esgotar-se, decide narrar a sua própria história diante das câmaras. Esta narrativa introspectiva promete transportar o espectador numa viagem profunda e emocional sobre a vida, a memória e a arte do cinema. Além de Gere e Elordi, o filme conta com as participações notáveis de Uma Thurman e Michael Imperioli, reforçando o elenco com nomes de peso e aumentando ainda mais as expectativas.
O filme foi apresentado na competição do Festival de Cannes, o que só aumentou o entusiasmo. Em Portugal, os direitos de exibição já foram adquiridos pela NOS, mas a data de estreia ainda não foi anunciada. A expectativa, no entanto, é grande, pois os amantes do cinema aguardam não só pela representação de Gere, mas também para ver como Elordi, um talento emergente, consegue imprimir a sua marca numa narrativa exigente.
Com temas que exploram a relação entre identidade e legado, Oh, Canada promete ser uma das estreias mais intrigantes do ano, apresentando uma reflexão sobre a vida e a arte que certamente ressoará com o público.
A discussão entre dois dos maiores realizadores da atualidade, Denis Villeneuve e Quentin Tarantino, trouxe recentemente um tom humorístico aos debates sobre adaptações e remakes em Hollywood. Após Tarantino revelar a sua falta de interesse nos filmes Dune, de Villeneuve, o realizador canadiano respondeu de forma breve mas eficaz: “Não quero saber”.
A situação teve origem quando Tarantino, conhecido pela sua aversão a remakes e reinterpretações, comentou durante uma entrevista que já havia visto a versão de Dune de David Lynch e que, na sua opinião, não precisava de ver a mesma história novamente. Tarantino afirmou que não via motivo para revisitar uma história que, para ele, estava mais do que contada, mencionando que não sentia vontade de assistir a uma nova versão de um enredo repleto de “vermes de areia” e referências ao “especiaria”.
Villeneuve, que desde o início sublinhou que a sua versão de Dune é uma adaptação fiel ao livro de Frank Herbert e não um remake do filme de Lynch, reagiu com humor. Em resposta aos estudantes de cinema numa sessão de perguntas e respostas, o realizador afirmou que compreendia a posição de Tarantino sobre a reciclagem de ideias em Hollywood, mas esclareceu que via Dune como uma obra original, com o seu próprio mérito e visão artística.
Com Dune e a sequela Dune Messiah a caminho, Villeneuve continua a sua exploração do universo de Frank Herbert, enquanto mantém um estilo que já conquistou uma vasta audiência, ao contrário do que Tarantino pode ter sugerido. Esta diferença de perspetiva entre os dois realizadores é uma amostra das distintas abordagens criativas no cinema atual, onde a adaptação e a originalidade muitas vezes se cruzam de forma complexa.
A resposta de Villeneuve mostra a segurança do realizador na sua visão para Dune, um projeto que, segundo ele, tem conseguido honrar o material original e que continua a cativar tanto os fãs da obra literária como o público em geral.
No dia 9 de novembro, o canal TVCine Edition vai dedicar uma sessão dupla ao cineasta italiano Marco Bellocchio, celebrando o seu 85º aniversário e a sua notável contribuição para o cinema mundial. Bellocchio, que começou a sua carreira em 1965 com De Punhos nos Bolsos, é hoje uma referência incontornável do cinema italiano e internacional, com uma carreira marcada por ousadia e uma profunda exploração de temas sociais e políticos. A sua obra foi aclamada ao longo das décadas, tendo recebido distinções como o Leão de Ouro e a Palma de Ouro honorária.
Para homenagear Bellocchio, o TVCine Edition preparou uma noite especial que contará com a exibição de dois dos seus filmes mais emblemáticos. A sessão começa com O Traidor, um thriller sobre a máfia siciliana que explora a vida e as escolhas do famoso arrependido Tommaso Buscetta. Estreado às 19h30, este filme de Bellocchio leva-nos aos anos 80, onde acompanhamos Buscetta na sua fuga para o Brasil e na decisão que mudará a sua vida: colaborar com o juiz Giovanni Falcone e trair a Cosa Nostra. O elenco conta com atuações de Pierfrancesco Favino, Luigi Lo Cascio, e Fausto Russo Alesi, oferecendo uma visão intensa sobre a lealdade, o medo e a justiça.
A noite continua às 22h com a estreia televisiva de O Rapto, o filme mais recente de Bellocchio. A história, baseada em factos reais, remonta a 1858, quando Edgardo Mortara, uma criança de sete anos, é retirada à força da sua família judia pelo exército papal. Este evento leva a uma luta desesperada dos pais para recuperar o filho, numa narrativa que expõe as tensões religiosas e políticas da época. Com um elenco que inclui Paolo Pierobon e Barbara Ronchi, O Rapto mergulha o espectador num conflito de poder entre a Igreja e o Estado.
A celebração promete ser uma homenagem imperdível a um dos grandes mestres do cinema, em exclusivo no TVCine Edition.
Em outubro, os cinemas portugueses registaram uma nova queda no número de espectadores, confirmando a tendência de descida em relação ao ano passado. Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), houve uma redução de 4,7% nas entradas comparado ao mesmo mês de 2023, com um total de 808.171 bilhetes vendidos. Ainda assim, o mês de outubro trouxe uma recuperação face a setembro, que não ultrapassou as 662 mil entradas, refletindo uma quebra acentuada.
Um fator interessante é o ligeiro aumento na receita de bilheteira, que atingiu os 4,86 milhões de euros, um crescimento de 1,3% face ao mesmo período do ano passado. Esta subida é explicada principalmente pelo aumento do preço médio dos bilhetes, uma medida que visa compensar a diminuição do público, mas que também levanta questões sobre o impacto nos hábitos dos espectadores e na acessibilidade ao cinema.
No acumulado do ano, até ao final de outubro, os cinemas portugueses registaram cerca de 9,57 milhões de entradas, uma redução de 8,5% em comparação aos primeiros dez meses de 2023. As receitas de bilheteira acumuladas, por outro lado, sofreram uma queda de 4,9%, fixando-se em 59,02 milhões de euros, um número que reflete as mudanças no consumo de cinema, numa época em que o público parece cada vez mais inclinado para as plataformas de streaming.
Em termos de popularidade, o filme mais visto em outubro foi Joker: Loucura a Dois, do realizador Todd Philips, com mais de 203 mil espectadores desde a sua estreia a 3 de outubro. Entre as produções nacionais, Balas & Bolinhos: Só Mais Uma Coisa, de Luís Ismael, destaca-se com um acumulado de quase 247 mil entradas, mantendo-se entre os filmes portugueses mais vistos do ano e no oitavo lugar geral dos mais populares.
A NOS Lusomundo continua a dominar a distribuição cinematográfica em Portugal, com mais de 4,2 milhões de espectadores em 2024 e uma receita de 25,97 milhões de euros até ao momento. Estes dados demonstram o papel central da NOS na exibição e na bilheteira nacional, consolidando a sua posição num mercado competitivo e em transformação.
Ridley Scott, o realizador lendário de Blade Runner e Alien, decidiu não poupar palavras ao comentar a decisão de Quentin Tarantino de se retirar após o seu décimo filme. Com humor e um toque de sarcasmo, Scott fez questão de sublinhar a sua opinião sobre o tema: “Deixa-te de ideias de reforma e continua a filmar!” Aos 86 anos, Scott é a prova viva de que a idade não é limite para a criatividade, ao contrário do que Tarantino parece sugerir com a sua abordagem de “saída em grande”.
Tarantino, há muito firme na ideia de limitar a sua filmografia a dez filmes, vê a retirada como uma forma de preservar o seu legado e evitar o que considera o risco de perda de qualidade com o tempo. Mas Scott, que encara o cinema como uma missão de vida, acha esta ideia uma presunção desnecessária, especialmente vindo de alguém com tanto talento. A sua mensagem é clara: “O cinema precisa de trabalho constante, não de ‘datas de validade’ autoimpostas!” Para ele, enquanto houver paixão e histórias por contar, há espaço para fazer cinema, independentemente da idade.
Enquanto Tarantino planeia uma despedida, Scott continua a expandir o seu legado e prepara-se para lançar Gladiador 2, a aguardada sequela que nos leva de volta ao Coliseu. Desta vez, a narrativa centra-se em Lucius, o jovem que Maximus salvou no primeiro filme e que agora será interpretado por Paul Mescal. Com um elenco de peso que inclui Denzel Washington e Pedro Pascal, Scott promete novamente uma experiência épica, reforçando o seu compromisso com histórias intensas e visuais grandiosos.
Entre despedidas e novas estreias, Ridley Scott e Tarantino representam duas visões distintas sobre a longevidade no cinema. Scott, que nunca deixou de se reinventar e explorar novas histórias, encara o cinema como um ofício para a vida inteira. A sua postura deixa um recado claro a Tarantino: talvez seja melhor estar menos preocupado com “legados” e mais empenhado em criar até onde a inspiração o permitir. Afinal, para Scott, contar histórias é uma missão contínua e vital – sempre com novos capítulos a descobrir, enquanto houver paixão e público para ver.
O mundo do cinema de terror despede-se de Tony Todd, o ator que se tornou um ícone do horror ao interpretar a personagem-título na série de filmes Candyman. Todd, que faleceu aos 69 anos, deixou um legado profundo na cultura cinematográfica, sendo conhecido pelo seu carisma e presença imponente em papéis que desafiaram os limites do terror psicológico.
Com uma estatura de 1,96 metros e uma voz que se destacava pela intensidade, Todd trouxe vida ao personagem de Candyman, o homem que surge após ser invocado cinco vezes diante de um espelho, aterrorizando gerações de fãs. A sua atuação em Candyman foi uma das primeiras a introduzir uma figura central negra como protagonista num género que, até então, era dominado por figuras como Freddy Krueger e Jason Voorhees. Esta representação trouxe uma nova camada de diversidade e representatividade ao horror, algo que influenciou até realizadores contemporâneos como Jordan Peele, que mais tarde coescreveu a sequela do filme original.
Além de Candyman, Todd participou em outras produções icónicas do género, como Final Destination, Night of the Living Dead e The Crow, cimentando o seu estatuto como uma lenda do horror. Fora do cinema, o ator também foi uma presença notável em videojogos e séries, incluindo Star Trek, onde interpretou personagens memoráveis nas séries The Next Generation, Deep Space Nine e Voyager.
Vários colegas e amigos prestaram tributo a Todd, destacando a sua paixão pela arte e a generosidade com os fãs. A atriz Virginia Madsen, que contracenou com ele em Candyman, recordou-o como “um homem verdadeiramente poético, com uma voz que fazia qualquer pessoa suspirar.” Já Troy Baker, conhecido pelo trabalho em videojogos, elogiou o conhecimento de Todd sobre jazz e a sua dedicação ao ofício, lembrando-o como um “gigante” em todos os sentidos.
Tony Todd será lembrado não só pelo seu talento inegável, mas também pelo impacto duradouro que teve no cinema de terror e na vida de todos os que o viram atuar.
A comunidade cinematográfica portuguesa lamenta a perda de Fernando Fragata, cineasta que faleceu aos 58 anos, deixando um legado de filmes que marcaram o cinema nacional. A notícia foi divulgada pela Academia Portuguesa de Cinema, que não revelou a causa da morte mas recordou a sua vasta contribuição para o cinema. Fragata será sempre lembrado como o realizador por trás de sucessos como Pesadelo Cor-de-Rosa e Sorte Nula, filmes que, apesar de criticados, conseguiram grande êxito junto do público.
Fernando Fragata, nascido em 1965 no Estoril, foi um autodidata que deu os primeiros passos como operador de câmara em produções publicitárias e videoclipes, colaborando com nomes do cinema português como Joaquim Leitão e Ana Luísa Guimarães. A sua primeira realização foi a curta-metragem Amor & Alquimia em 1995, que rapidamente obteve reconhecimento internacional, incluindo prémios no Festival de Sevilha e no Festival Internacional da Baía no Brasil.
A estreia no cinema comercial deu-se com Pesadelo Cor-de-Rosa (1998), uma comédia que conquistou 185 mil espectadores, estabelecendo um recorde de bilheteira e inserindo-se no Top 20 dos filmes portugueses mais vistos de sempre. Este foi apenas o início de uma carreira marcada pela multifuncionalidade: Fragata não só realizava, como também produzia, editava e, em algumas ocasiões, compunha a banda sonora dos seus filmes.
Em 2010, Fernando Fragata tornou-se o primeiro realizador português a filmar inteiramente nos Estados Unidos com Contraluz, uma produção ambiciosa que contou com um elenco internacional e que marcou um marco histórico no cinema português. Esta obra foi filmada com recursos próprios, refletindo a persistência e paixão de Fragata pelo cinema e o seu desejo de ultrapassar fronteiras geográficas e culturais.
A cerimónia fúnebre realiza-se no próximo sábado no crematório de Faro, onde família, amigos e admiradores terão a oportunidade de prestar homenagem ao cineasta. O cinema português perde uma figura singular e inovadora, cujo impacto será sentido por muitos anos.
Nicholas Hoult, conhecido pelo seu papel como Lex Luthor no próximo filme de Superman, abriu-se recentemente sobre a experiência de perder o papel de Batman para Robert Pattinson. Durante uma entrevista no podcast Happy Sad Confused, Hoult recordou como foi saber que Pattinson tinha sido escolhido para o papel, mesmo enquanto ainda se preparava para uma audição marcada para a semana seguinte.
O ator descreveu a situação como um “golpe emocional”, especialmente por estar entusiasmado com a possibilidade de colaborar com o realizador Matt Reeves e com o personagem icónico de Gotham. Hoult admitiu que passou por um processo de aceitação, onde se questionou sobre o que poderia ter feito de diferente. Ainda assim, o ator expressou admiração por Pattinson, reconhecendo que foi a escolha certa para o papel.
Atualmente, Hoult sente-se grato pela oportunidade de interpretar Lex Luthor sob a direção de James Gunn, que facilitou o processo de audição. Gunn, reconhecendo o percurso anterior de Hoult, garantiu-lhe um papel no novo universo da DC, permitindo-lhe explorar outra faceta do mundo dos super-heróis.
Durante uma recente entrevista, o realizador Ridley Scott partilhou uma história inédita sobre os bastidores de Gladiador, o épico que protagonizou Russell Crowe como Maximus e Joaquin Phoenix como o vilão Commodus. Segundo Scott, Phoenix, que tinha ainda uma carreira em ascensão na época, sentiu-se extremamente inseguro e chegou a afirmar que não conseguia continuar. A situação gerou tensão, com Crowe a considerar a hesitação de Phoenix “terrivelmente pouco profissional”.
Scott explicou que teve de agir como “um irmão mais velho ou uma figura paternal” para convencer Phoenix a permanecer no projeto, que acabou por consagrá-lo e garantir-lhe uma nomeação ao Óscar. A experiência em Gladiadorpareceu marcar profundamente a relação entre Scott e Phoenix, ao ponto de colaborarem novamente no drama histórico Napoleão, de 2023.
Este episódio foi recentemente discutido depois de Phoenix ter desistido de um projeto com Todd Haynes, uma decisão que obrigou o realizador a adiar indefinidamente as filmagens. Apesar das dúvidas de Phoenix ao longo da carreira, Scott defendeu o ator, sublinhando a sua dedicação e talento, que resultaram em uma das performances mais memoráveis de Gladiador.