
Popeye, de 1980, tinha Robin Williams e Shelley Duvall… e, segundo Barry Diller, um cenário “atolado em drogas”
Há filmes que ficam para a história pelo que acontece no ecrã… e outros pelo que se passou nos bastidores. E segundo Barry Diller, antigo presidente da Paramount Pictures, Popeye (1980), protagonizado por Robin Williams, pertence claramente à segunda categoria.
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Numa entrevista recente ao The Ankler, Diller fez uma revelação explosiva sobre a rodagem da comédia musical realizada por Robert Altman: “Era um campo de batalha de cocaína”, afirmou. “Havia tanta cocaína naquela ilha que as gaivotas começaram a voar de costas.”
Sim, leu bem. As gaivotas.
O marinheiro, a Olívia Palito… e a neve nas Caraíbas
O filme, uma adaptação live-action do famoso marinheiro Popeye, foi rodado numa pequena baía em Malta, hoje transformada numa atracção turística conhecida como Popeye Village. Mas nos finais dos anos 70, aquele pedaço de paraíso mediterrânico serviu de cenário para um verdadeiro frenesim de excessos, segundo Diller.
“Era uma loucura. As pessoas estavam completamente passadas, havia consumo de droga por todo o lado”, explicou. Embora Robin Williams nunca tenha sido directamente acusado ou implicado nestes comportamentos durante a rodagem, Diller traça um retrato de uma produção totalmente descontrolada, onde a influência das drogas era quase uma personagem secundária.
Um filme que ninguém sabia muito bem o que era
Popeye foi um projeto atípico desde o início. Uma colaboração entre Altman, conhecido pelas suas obras mais sérias e experimentais, e a Paramount, que queria capitalizar a popularidade da personagem de banda desenhada. O resultado foi um musical estranho, meio encantador, meio desconcertante, que dividiu críticos e público.
Robin Williams estava a dar os primeiros passos no cinema, vindo do sucesso televisivo de Mork & Mindy, e Shelley Duvall — que nesse mesmo ano enfrentava os horrores psicológicos de Stanley Kubrick em The Shining — assumia o papel de Olívia Palito.
Apesar do caos nos bastidores, Popeye acabou por ser um modesto sucesso comercial, e ao longo dos anos ganhou estatuto de culto — especialmente graças à entrega física de Williams e ao cenário surreal construído de raiz.
“Os anos 80 foram assim”
A revelação de Barry Diller não é apenas um comentário nostálgico: é também um retrato de uma época em que Hollywood parecia movida a drogas, ego e decisões criativas que hoje soariam absurdas. “Era outro tempo, outra mentalidade”, explicou o antigo executivo.
O próprio Diller, que mais tarde ajudaria a criar a Fox Broadcasting Company e desempenhou um papel-chave na ascensão de gigantes como a Expedia e a IAC, olha para esse período com uma mistura de espanto e resignação: “Fizemos o que tínhamos de fazer, e sobrevivemos. Alguns não tiveram tanta sorte.”
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