
O novo filme da Marvel lidera o box office com críticas surpreendentemente positivas — mas há um fenómeno a crescer de forma inesperada e silenciosa:
Sinners, de Ryan Coogler, que continua a encantar o público pela terceira semana consecutiva
O verão cinematográfico arrancou oficialmente — e claro, tinha de ser com a Marvel a abrir caminho. Thunderbolts, o mais recente capítulo do MCU, estreou com $76 milhões no mercado norte-americano, garantindo o primeiro lugar no box office. A surpresa? A crítica gostou. Bastante, até. Mas por muito que a Disney queira puxar os holofotes de volta para a sua galáxia de super-heróis, o verdadeiro protagonista do momento parece estar nos bastidores: Sinners, de Ryan Coogler, continua a crescer nas bilheteiras com uma força inesperada e já ameaça os recordes do mês de abril.
Thunderbolts: Um sucesso moderado… mas promissor
Com um orçamento de $180 milhões e um peso simbólico no calendário da Marvel, Thunderbolts tinha tudo para ser mais um blockbuster entre tantos outros. No entanto, a recepção crítica surpreendeu. Com 88% no Rotten Tomatoes, é o filme da MCU com melhor pontuação desde Spider-Man: No Way Home. Isto significa que superou títulos como Black Panther: Wakanda Forever (82%), Guardians of the Galaxy Vol. 3 (82%) e até o muito esperado Deadpool & Wolverine(79%).
A nível financeiro, os $76 milhões são respeitáveis — mas longe dos picos a que a Marvel nos habituou. É apenas a 28.ª melhor estreia de um filme do universo cinematográfico da editora. Ainda assim, ultrapassou em apenas três dias toda a bilheteira doméstica de The Marvels, que nem nos créditos finais convenceu.
Para uma franquia que tem sofrido desgaste desde 2021, Thunderbolts parece finalmente inverter a maré — ou pelo menos gerar alguma boa vontade junto da crítica e do público. Mas agora surge a grande questão: conseguirão os fãs casuais voltar a apaixonar-e pela fórmula da Marvel?
Sinners não larga o pódio — e pode ser o maior sucesso do ano
Se Thunderbolts é o filme da semana, Sinners é claramente o filme da estação. O drama com contornos místicos de Ryan Coogler continua a surpreender no box office, acumulando agora $179.7 milhões em apenas três semanas. Só neste fim de semana, arrecadou mais $33 milhões — uma queda de apenas 28%, o que revela um boca-a-boca fortíssimo.
O mais impressionante? Está a deixar para trás pesos pesados como Fast Five e The Fate of the Furious no que toca a receitas acumuladas nos primeiros 17 dias. E se continuar assim, não é descabido imaginar que Sinners possa atingir os $300 milhões só nos EUA.
Infelizmente, a performance internacional é menos explosiva (com apenas $57 milhões), mas isso não tem impedido o filme de se tornar um fenómeno inesperado — sem super-heróis, sem sequelas, sem efeitos especiais em overdose. Apenas uma história bem contada. Lembras-te do tempo em que isso bastava?
A Minecraft Movie quer cavar até ao bilião… e está quase lá! 
Nem só de dramas e super-heróis vive o cinema. A adaptação do icónico videojogo Minecraft pode ter parecido uma aposta arriscada, mas está a render como ouro digital. Com $398.2 milhões já no bolso, a entrada no clube dos $400 milhões é garantida esta semana.
Globalmente, o filme já ultrapassou os $873 milhões — e se mantiver o ritmo (e a construção em blocos), vai chegar ao bilião com uma tranquilidade assustadora. Neste momento, já está a ultrapassar as performances de The Dark Knight Rises e Captain America: Civil War ao fim de 31 dias em exibição.
Nada mau para um filme baseado num jogo sem enredo. Parece que há público para tudo, desde que a fórmula esteja certa.
The Accountant 2: O regresso que poucos pediram
Enquanto uns sobem, outros tropeçam. The Accountant 2, protagonizado por Ben Affleck, caiu mais de 60% na segunda semana, ficando-se pelos $9.4 milhões no fim de semana. Ao fim de 10 dias, acumula $41.1 milhões — cerca de $6 milhões abaixo do original, que teve uma segunda semana bem mais robusta.
As contas são simples: com um orçamento de $80 milhões e pouca tração internacional (apenas $25 milhões fora dos EUA), dificilmente haverá espaço para uma terceira entrada na saga. Talvez o accountant precise de rever os números antes de regressar aos ecrãs.
As últimas posições: indie, terror e uma pitada de Nicolas Cage
- Until Dawn arrecadou $3.8 milhões e soma $34.7 milhões no total — um bom retorno para um filme que custou apenas $15 milhões.
- The Amateur chega aos $85 milhões globais, mas ainda longe de compensar os $60 milhões que custou produzir.
- The King of Kings caiu para $1.6 milhões no fim de semana, mas soma $57.6 milhões no total.
- Warfare, o novo filme de Alex Garland e Ray Mendoza, vai nos $24 milhões.
- HIT: The 3rd Case, thriller indiano, arrecadou $900 mil e tem agora um total de $2.1 milhões.
- E Nicolas Cage? Estreou com The Surfer, mas os $675 mil de estreia em 1085 salas deixam pouco para surfar…
O que se segue: palhaços, vingança e… Shakespeare?
O próximo fim de semana será mais calmo, mas há estreias curiosas para os mais atentos:
- Shadow Force, com Kerry Washington e Omar Sy, mistura acção com drama familiar.
- Clown in a Cornfield, do realizador de Tucker and Dale vs. Evil, promete terror campestre com um toque de sátira.
- Juliet & Romeo, uma inversão moderna da tragédia de Shakespeare, chega via Briarcliff.
- E atenção ao limitado Friendship, com Paul Rudd e Tim Robinson — a A24 vai alargá-lo em breve, e já se fala num possível “sleeper hit” do verão.
Box Office EUA (2 a 4 de Maio de 2025)
- Thunderbolts* – $76.0M
- Sinners – $33.0M (Total: $179.7M)
- A Minecraft Movie – $13.7M (Total: $398.2M)
- The Accountant 2 – $9.4M (Total: $41.1M)
- Until Dawn – $3.8M (Total: $14.3M)
- The Amateur – $1.8M (Total: $36.9M)
- The King of Kings – $1.6M (Total: $57.6M)
- Warfare – $1.2M (Total: $24.0M)
- HIT: The 3rd Case – $900K (Total: $2.1M)
- The Surfer – $675K
ver também : Patrick Schwarzenegger quer ser Patrick Bateman no novo American Psycho de Luca Guadagnino
No comment yet, add your voice below!