
O eterno Cypher de Matrix, também conhecido como o mafioso Ralph Cifaretto de Os Sopranos, anda a pensar seriamente em mudar-se para Portugal. E, sim, parece mesmo encantado com o país.
ver também : Festival Encontros de Viana Celebra 25 Anos de Cinema, Juventude e Resistência
O actor Joe Pantoliano, rosto familiar do cinema e televisão norte-americanos dos últimos 40 anos, está a considerar trocar Hollywood por… Portugal. Conhecido por papéis marcantes em filmes como Matrix, Memento, Bad Boys e na série de culto Os Sopranos, Pantoliano revelou recentemente que se sente cada vez mais atraído pela ideia de viver por cá — e o motivo? Portugal “é lindo e cheio de pessoas simpáticas”.
De Cypher a cidadão português?
Num vídeo partilhado nas redes sociais, o actor aparece descontraído, de óculos escuros e boina, a dizer que está “a pensar em mudar-se para Portugal”. E não parece estar a brincar. “Estou apaixonado pelo país, pelas pessoas, pela comida. E não é só porque têm bom vinho!”, disse, com o humor que lhe é característico.
Aos 72 anos, Pantoliano continua activo, mas reconhece que a tranquilidade portuguesa começa a soar mais apelativa do que a correria de Los Angeles. “Viver aqui seria bom para a alma”, acrescenta.
Quem é Joe Pantoliano mesmo?
Se o nome não te soa logo à campainha, pensa em Cypher, o traidor de Matrix — aquele que trocou a realidade pela ilusão suculenta de um bife. Ou então em Ralph Cifaretto, um dos mafiosos mais memoráveis (e detestáveis) de Os Sopranos. Ou ainda no cómico e frenético Capitão Howard em Bad Boys, onde contracena com Will Smith e Martin Lawrence.
Com uma filmografia extensa que vai de filmes independentes a blockbusters de verão, Joe Pantoliano é um daqueles actores “camaleónicos” que roubam a cena, mesmo quando o papel é pequeno. E sim, ele tem um Emmy no currículo.
Hollywood está a perder mais um para Portugal?
Pantoliano junta-se assim à lista crescente de celebridades internacionais que andam de olhos postos em Portugal — seja como destino de férias, retiro criativo ou até mudança de vida permanente. De Madonna a John Malkovich, passando por Michael Fassbender, o nosso país tem sido cada vez mais procurado como porto seguro artístico e existencial.
Se Joe vier mesmo, já sabe: temos casas de vinho a Norte, sardinhas na brasa a Sul e fãs de cinema de norte a sul prontos para lhe dizer “bem-vindo”.
Um futuro à portuguesa?
Ainda não há planos concretos, nem contratos de arrendamento em vista — mas o entusiasmo parece genuíno. E quem sabe se o próximo projecto de Joe Pantoliano não será mesmo rodado em Portugal? Um spin-off de Os Sopranos passado em Alfama? Um remake de Memento no Porto? Ideias não faltam.
ver também : Gérard Depardieu Está a Filmar nos Açores e Reacende Polémica: Fanny Ardant Defende, Acusadora Reage
Por agora, ficamos à espera da visita — e prometemos não o julgar se pedir bife mal passado num restaurante típico.
No comment yet, add your voice below!